segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Greenpeace e o ciberativismo



Greenpeace e o Ciberativismo


    Para a defesa do meio ambiente, o uso do ciberativismo é uma poderosa ferramenta, e se tornou essencial para o trabalho de ONGS, que através da internet, buscam conscientizar a população, gerar transformações e atrair internautas, que colaborem e divulguem as ações dessas organizações. Um exemplo de organização não governamental, que propaga suas campanhas utilizando a internet, é o Greenpeace.

     O Greenpeace é uma instituição sem fins lucrativos, independente e de alcance mundial, que surgiu em 1971, no Canadá, quando um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies saíram do porto de Vancouver, rumo ao Ártico. O objetivo dos ativistas era impedir que os Estados Unidos realizassem testes nucleares em uma pequena ilha, Amchitka, na costa ocidental do Alasca. A fundação do Greenpeace no Brasil aconteceu em 26 de abril de 1992, quando a tripulação do Rainbow Warrior, navio símbolo do Greenpeace, partiu para Angra dos Reis, onde foram colocadas 800 cruzes no pátio da usina nuclear, simbolizando o número de mortes ocorridas no trágico acidente de Chernobyl, ocorrido seis anos antes.


     De acordo com o seu site, a organização tem como missão “proteger o meio ambiente, promover paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações”. Suas campanhas envolvem: mudanças climáticas, proteção às florestas, oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. No Brasil, as principais ações envolvem a proteção da Amazônia e a campanha de fontes de energias renováveis.

      A organização está presente em 43 países de todos os continentes, tendo sua sede brasileira em São Paulo. Tem compromisso com a verdade, investigando e expondo crimes ambientais, propondo novas soluções, para garantir um futuro melhor às futuras gerações.
A organização não aceita doações de governo, empresas ou partidos políticos, sendo totalmente financiado por colaboradores do mundo todo, o que assegura o compromisso à ética e à verdade. Qualquer um pode participar do Greenpeace, seja como colaborador, como ciberativista e como voluntário.
 O Greenpeace está presente em diversas mídias sociais, divulga notícias e promove diversas petições online em seu site, como o ‘Assine Pelo Desmatamento Zero’ e o 'Salve o Ártico'.

      Para acompanhar o Greenpeace na internet, clique: Site oficial, Facebook, Twitter, Flickr, Google +, Pinterest e Youtube.

Texto de: Ana Clara Colemonts

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